sexta-feira, 14 de junho de 2013

CIDADANIA



A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu na Grécia,criando uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais. O poder não era mais concentrado apenas à uma pessoa ,e sim a comunidade em um todo,ou seja,cidadania é o ato dos cidadãos interferirem direta e indiretamente nas decisões que afetarão a comunidade.
Como estudado,sabemos que a cidadania não é um conceito único,fechado ou acabado,mas sim um conjunto de concepções que se encontra em permanente construção,e que o modo com  que ela se constituí em cada região,deriva de sua história e cultura.
A evolução do conceito de cidadania foi ‘’melhorando’’ até serem criados os direitos.
Os primeiros direitos pelos quais os homens lutaram,foram os direitos civis. Esse movimento teve sua origem no desejo de colocar limites ao poder absoluto do rei ,acontecendo pela primeira vez na Inglaterra em 1869,conhecida como "Bill of Rights".
Certo tempo depois ,foram formados os 4 tipos de direitos : Civis,Políticos ,Sociais  e Humanos.
Os direitos políticos são um conjunto de regras constitucionalmente fixados,referente a participação popular no processo político. Como por exemplo ,o direito de votar.
Os direitos civis são as proteções e direitos de poder pessoal,dados aos cidadãos por intermédio da lei.
Já os direitos humanos,são os direitos e liberdades básicas de todo ser humano,como por exemplo,direito de ir e vir ,liberdade de expressão,moradia,saúde e educação.
E por fim,há os direitos sociais,que são aqueles que vieram garantir aos indivíduos os direitos fundamentais para uma vida digna,como por exemplo,prover o sustento a si mesmo e sua família.
Portanto,podemos concluir que as sociedades estão em constante evolução,resultando em leis,para que os indivíduos da mesma sociedade sejam ‘’beneficiados’’ e tenham um modo de vida melhor e digno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário